A Tecnologia e o Ser Humano: Pé da Mesa, Cérebro Eletrônico e Inteligência Artificial São Catacreses

Data de Publicação: 12/06/2024

O ciclo de minicursos “Escolas de Educação Básica e Seus Agentes” dá sequência à programação de 2024 da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica com o minicurso “A Tecnologia e o Ser Humano: Pé da Mesa, Cérebro Eletrônico e Inteligência Artificial São Catacreses”.

No dia 28/05, o minicurso vai explorar a relação entre o homem e a tecnologia. Entre meios e fins, é fundamental uma articulação adequada, mas a promiscuidade entre ambos é a marca da mediocridade. Na relação com os seres humanos, as tecnologias serão sempre meios, nunca fins.

Nesse sentido, o evento tem como objetivo explicitar como as alegorias “pé da mesa” ou “cérebro eletrônico” promovem relações entre a tecnologia e o humano, preenchendo lacunas na linguagem. Algo semelhante também ocorre com a expressão “Inteligência Artificial”, que nunca representa mais que um empréstimo linguístico, ou uma catacrese, tendo como expositor o professor Nilson José Machado.

Os interessados poderão acompanhar pela transmissão ao vivo no Canal da Cátedra no YouTube:  https://m.youtube.com/results?sp=mAEA&search_query=catedra+alfredo+bosi     
 

Haverá emissão de certificado.

Autor:

Voltar ao topo