PROGRAMAÇÃO 2024

Data de Publicação: 13/04/2024

Programação Acadêmica da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica - Ano 2024
Foco: Escolas de Educação Básica e Seus Agentes

 

MINICURSOS  
Terças-feiras, das 19h às 21h30, formato on-line  (quinzenalmente)

 

MARÇO

12/03 - Notas sobre o problema das culturas no contexto escolar -  Lino de Macedo

Ementa: O objetivo é refletir sobre o problema de se considerar duas formas de cultura no contexto escolar. A primeira delas refere-se à diferenciação e à integração das culturas — erudita, criativa, popular e de consumo — no contexto escolar, levando-se em conta a presença, ou ausência, delas no contexto familiar dos alunos que frequentam a educação básica. A segunda refere-se à diferenciação e integração das culturas — oral, textual, audiovisual e digital — no contexto escolar, considerando- se sua presença e uso no contexto familiar. Em uma palavra, trata-se de refletir sobre a gestão — regulação e adaptação — das culturas na

educação básica.

 

26/03 - Sobre conhecimento, didática e matética: Imagens alegóricas e ações docentes -  Nilson Machado

Ementa: O modo como se pensa sobre o Conhecimento influi decisivamente no modo como são planejadas as atividades didáticas. Imagens como Cadeia, Rede, Iceberg, Labirinto, Magma, entre outras alegorias, compõem um espectro de instrumentos que podem orientar e dar consistência às ações docentes. Não se trata aqui de escolher “a melhor imagem”, mas sim de articular o discurso com a prática, tanto dos professores quanto dos alunos: eis o objetivo principal do presente minicurso.

ABRIL

09/04 - Convivência Pedagógica -  Bernardete Gatti e Maria Eliza Mattosinho

30/04 - O pensamento do adolescente segundo Piaget e Erikson -  Lino de Macedo

Ementa: O objetivo é caracterizar o pensamento do jovem, de 12 a 17 anos, em suas dimensões — afetiva e cognitiva — segundo as teorias de Piaget e Erikson. Quanto à Piaget, trata-se de compreender as características do pensamento hipotético-dedutivo ou operatório formal bem como da lógica das proposições. Trata-se, além disso, de entender porquê a "integração do indivíduo na sociedade dos adultos” e projeto de vida são duas questões centrais do adolescente, segundo esse autor. Quanto à Erikson, trata-se de analisar porque, para ele, identidade versus confusão de papel são o principal problema psicossocial a ser enfrentado pelo jovem em sua busca de autonomia.

 

MAIO

14/05 - Educação e Trabalho: Novos Conceitos - Francisco Aparecido Cordão

28/05 - A tecnologia e o ser humano: Pé da mesa, cérebro eletrônico e Inteligência Artificial são catacreses - Nilson Machado

Ementa: Entre meios e fins, é fundamental uma articulação adequada, mas a promiscuidade entre ambos é a marca da mediocridade. Na relação com os seres humanos, as tecnologias serão sempre meios, nunca fins. Alegorias como “pé da mesa” ou “cérebro eletrônico” promovem relações entre a tecnologia e o humano, preenchendo lacunas na linguagem. Algo semelhante está ocorrendo com a expressão “Inteligência Artificial”, que nunca representa mais que um empréstimo linguístico, ou uma catacrese; explicitar tal fato é o objetivo principal do presente minicurso.

JUNHO

11/06 - Escola Básica e a integração com o seu território -  Luis de Menezes e Sônia Jaconi

Autor:

Voltar ao topo