CATEDRÁTICA

 

Bernardete Angelina Gatti

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris VII com pós-doutorados no Canadá e nos EUA. Atualmente é conselheira na Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais, membro do Conselho Consultivo do INEP e é atualmente pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas, onde exerceu os cargos de Superintendente de Educação e Pesquisa e de Vice-Presidente. Bernardete é membro da Academia Paulista de Educação e tem mais de 50 anos de atuação na área. Além de seu trabalho com metodologias da investigação científica, é uma das maiores referências do país na formação e qualificação de professores da educação básica.

 

 

 

 

MEMBROS DA COMISSÃO EXECUTIVA

 

Ana Paula Tavares Magalhães

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem pesquisa concentrada na área de História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Religiosidades, Migrações na História, História da Igreja Católica, História da Ordem Franciscana, História e Narrativas, História Econômica entre outras. Coordena o LABORA - Laboratório de Estudos e de Produção de Textos relacionados ao Pensamento e à Cultura na Idade Média. Coordena o INPAR - Grupo de Investigações sobre a Pluralidade e as Ambiguidades da Condição Humana, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Integra o Grupo Executivo da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP. É pesquisadora em associações de pesquisa, nacionais e internacionais, tais como a Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), a Sociedad Argentina de Estudios Medievales (SAEMED) e o Theory and History of Education International Research Group (THEIRG), baseado em Toronto, Canada. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da USP. Integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP. Ocupou, entre 2014 e 2018, o cargo de Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ocupou, entre 2018 e 2022, o cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica do Departamento de História da USP. Desde 2018, ocupa o cargo de Assessora de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP.

 

Carmen Pimentel Cintra do Prado

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1976), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1979), doutor em ciências (Física) pela Universidade de São Paulo (1985), Pós-doutorado Brookhaven National Laboratory, NY, EUA (1991), livre docência pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no departamento de Física Geral. Tem experiência na área de Física teórica e computacional, com ênfase em Física Estatística, Sistemas complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: caos em sistemas dissipativos, fractais, criticalidade auto-organizada, dinâmica de terremotos, modelagem de sistemas complexos em biologia e sociologia. Como atividade complementar, coordenou, de 2014 a 2018, um projeto de implantação de metodologias ativas de ensino em disciplinas de física I e II do IFUSP, e IAG e, de março de 2016 até abril de 2022 da coordenação nacional do PPG Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física voltada à formação de professores de física do ensino fundamental e médio. Participa como co-criadora do projeto LIC-USP, de implantação de uma licenciatura interdisciplinar em ciências da natureza.

 

Francisco Cordão

Educador, sociólogo e filósofo, Francisco Aparecido Cordão, possui graduação em Filosofia e Pedagogia e pós-graduação em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Tem atuado como conselheiro, tanto nesses órgãos quanto no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação. É membro da Academia Paulista de Educação e representou o Brasil no MERCOSUL Educacional. Atuou durante mais de 30 anos no Senac de São Paulo, é conferencista e trabalha com sistemas, organizações e instituições como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil.

 

 

Guilherme Ary Plonski

Professor Senior da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (Departamento de Administração) e do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi Fulbright Visiting Research Scholar (Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Pollytechnic Institute, EUA), Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Vice-coordenador do Centro de Inovação da USP e Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP. É Coordenador de Projetos na Fundação Instituto de Administração. É Pesquisador-Emérito do CNPq e Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Coordenou a rede internacional University-Based Institutes for Advanced Study (UBIAS) e integra a Junta de Governadores do Technion - Israel Institute of Technology.

 

Jose Fernandes de Lima

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1991). É Professor Emérito da Universidade Federal de Sergipe onde foi Chefe do Departamento de Física (1992-1994) e Reitor por dois períodos consecutivos (1996-2004). Foi Diretor de Programas da CAPES ( 2004-2006) e Secretário de Estado da Educação do Estado de Sergipe ( 2007-2010). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidiu aquele colegiado no período 2012-2014.

 

 Lino de Macedo 

É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre (1970), doutor (1973) e livre docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e docente aposentado (a partir de agosto de 2011) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde exercia o cargo de professor titular. É professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 70 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. Atualmente, é integrante do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará - Pensi.

 

 

Luís Carlos de Menezes

Professor sênior do Instituto de Física da USP, é membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo e consultor da UNESCO para propostas curriculares. Seus principais focos de trabalho estão relacionados a educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.

 

Luiz Roberto Alves

Possui graduação em Letras (Português, Lingüística e Oriental) pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1980) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1981). Foi professor da educação básica pública por 23 anos. Professor Livre-Docente na ECA-USP, campo de Cultura Brasileira. Pós-doutoramento apoiado pelo CNPq no Brasil. Estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém como parte da preparação de mestrado e doutorado. Fez mais dois estudos de pós-doutorado na Universidade La Sapienza, de Roma e na Universidade de Florença com apoio da Bolsa Erasmus Mundus e do CNPq, de que resultaram duas obra. Concluiu em julho/2016 seu trabalho como membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, CNE (2012-2016) e presidente da Câmara de Educação Básica, CEB, entre 2014 e 2016. Líder de pesquisa do PPGA-Metodista, GP sobre Formação de Professores junto ao CNPq e professor titular na Universidade Metodista de São Paulo até 2017. Ministra cursos sobre Pesquisa, Didática, Comunicação e Cultura e coordena seminários sobre educação universitária, legislação e políticas educacionais junto ao mestrado em ADM. Participa das atividades do Instituto de Estudos Avançados da USP e ali é cocriador junto à Cátedra Alfredo Bosi de Educação. Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Linguagens e Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Currículo de Estudos e Culturas Populares Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, administração e gestão, cidadania, políticas públicas e comunicação social. Apresenta regularmente pareceres para revistas como Educação e Sociedade (USP), Matrizes (ECA-USP), Gestão e Regionalidade (São Caetano do Sul), Encontros e Congressos como Enapegs, Enanpad e Semead. É Professor Sênior  ECA-USP.  Escreve regularmente em plataformas e blogs sobre educação, cultura e política.  Sócio da ANPED, Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação e compõe o GT de Currículo. A partir de abril de 2023 o pesquisador é consultor UNESCO-SASE MEC e como tal elabora subsídios para as políticas educacionais e projetos de trabalho da Secretaria do MEC citada. Coordena pesquisa CNPq, linha Humanidades 2023-2025 sob o título: Cultura/Educação, Ciência e Ética na Práxis Intelectual do Segundo Momento Modernista. Trabalha com colegas do Instituto Federal de SP, da ECA USP e do Centro Paula Souza.

 

 

Maria Eliza Mattosinho

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, vinculada aos programas de pós-graduação em Educação (FEUSP) e em Mudança Social e Participação Política (EACH USP). Coordenadora do projeto de cultura e extensão Música Livre (EACH USP). Pesquisadora integrante da Cátedra Alfredo Bossi (CAB - IEA USP). Co-criadora do Projeto Licenciatura Interdisciplinar em Ciências (CAB-IEA USP). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Sociedade e Políticas Públicas - GEPESPP (EACH USP/ CNPq) e do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico - LEDEP (EACH USP/CNPq). Coordenadora geral do projeto de pesquisa Drama Humano na Sociedade do Espetáculo: reflexões sobre arte, educação e políticas públicas em tempos de pandemia. O projeto gerou a publicação do livro de mesmo nome, indicado ao Prêmio Jabuti , em 2022. Atua nas áreas da educação, didática, psicologia educacional e do desenvolvimento psicológico, formação de professores e metodologia do ensino.

 

Naomar Monteiro de Almeida Filho

Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Pesquisador Senior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa: McGill University, Canadá. Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde ocupou a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica de 2020 a 2023, desenvolvendo estudos sobre a relação entre universidade, educação, história e sociedade. Pesquisador no campo da epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental, nível I-A do CNPq entre 1986 e 2022. Sua produção científica totaliza 395 trabalhos publicados. Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade. Atualmente é Professor Aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, onde atua como Coordenador do INCTI Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde, e Consultor Senior da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.

 

Nilson José Machado 

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Ingressou na USP como docente em 1972, no Instituto de Matemática e Estatística. A partir de 1984, transferiu-se para a Faculdade de Educação. É Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP (1981), Doutor em Filosofia da Educação pela USP (1989), Livre Docente em Epistemologia e Didática pela FEUSP (1994), sendo Professor Titular da FEUSP desde o ano 2000. Desde 2016, é PROFESSOR SENIOR da FEUSP. Já orientou mais de 6 dezenas de mestres ou doutores no Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Durante quatro mandatos, foi Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. No biênio 1993/94, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania. Participou, entre 1998 e 2002, da equipe que elaborou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e coordenou a equipe que elaborou o atual Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, em 2008-2009. Atualmente, é membro do Comitê Executivo da Cátedra de Educação Básica do IEAUSP/ITAÚ SOCIAL.

 

Roseli de Deus Lopes - Diretora IEA

Professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), na área de Educação em Engenharia. Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela EP-USP. Foi eleita Diretora (2024-2029) e Vice-diretora (2020-2024) do Instituto de Estudos Avançados da USP. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) eleita para o período 2023-2025. Fez parte da Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC (2017-2021) e atuou como Secretária Regional da SBPC SP-I (2013-2017). É Vice-Diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). É Vice-Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI-USP), Núcleo de Apoio à Pesquisa criado em 2011. Foi Vice-Diretora (2006 a 2008) e Diretora (2008 a 2010) da Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. É pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da EP-USP desde 1988, onde é líder do Grupo de Educação em/para Engenharia e do Grupo de Pesquisa em Meios Eletrônicos Interativos (que envolve computação gráfica, processamento digital de imagens, técnicas e dispositivos de interação homem-computador, realidade virtual e realidade aumentada). Coordena projetos de pesquisa na área de Meios Eletrônicos Interativos, com ênfase em aplicações voltadas para Educação e Saúde. Coordena projetos de divulgação científica e projetos voltados à identificação e desenvolvimento de talentos em Ciências e Engenharia. Foi responsável pela concepção e viabilização da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Desde 2003, atua como coordenadora geral da FEBRACE. Fez parte do grupo de trabalho de assessoria técnica e pedagógica do Programa UCA - Um Computador por Aluno, promovido pelo MEC. Faz parte da Coordenação do InovaLab@POLI e da recém aprovada iniciativa OpenLabUSP. Foi coordenadora acadêmica do programa A USP e as Profissões da PRCEU-USP de 2010 a 2018. Desde fev. 2014, é coordenadora dos Programas de Pre-IC, PIBIC e PIBITI vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

 

 

PESQUISADORES(AS)

[Em breve] 

 

 

PESQUISADORES(AS) DE PÓS DOUTORADO 
 

Sônia Maria Ribeiro Jaconi

Pesquisadora Colaboradora IEA/USP. Doutora em Comunicação Social (UMESP, 2012). Mestre em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006). Especialista em português: língua e literatura (UMESP, 2003). Graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002). Fez estágio pós doutoral em Educação na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP. Envolvida com estudos sobre educação e conectividade, políticas públicas educacionais e desenvolvimento do território. Experiência na docência superior (graduação e pós-graduação) em cursos das áreas de Administração e de Comunicação Social (Comunicação Empresarial, Redação Organizacional, Comunicação, Cultura e Organização, Escrita de Roteiro Audiovisual e Supervisão de Estágio). Experiência na formação de professores da Educação Básica, principalmente no fortalecimento da aprendizagem a partir dos resultados das avaliações externas de larga escala (SAEB). Assessoria Educacional para dirigentes da educação. Autora do livro "Graciliano Ramos: o prefeito escritor" e organizadora de obras relacionadas aos campos da Comunicação, da Educação, da Cultura e das Organizações. Membro do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis do Ministério da Educação (MEC).

 

 

ESTAGIÁRIOS DE COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO 

 

Letícia Campos Graciani

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Concluiu duas extensões na USP, uma voltada a capacitação de professores a produção de mídias para professores e outra voltada a pesquisa de estudo do meio e hortas educacionais, mapeamento o campus da USP. Possui 8 anos de experiência na área de educação, com destaque para sua atuação como educadora museal no Museu da Educação e do Brinquedo (MEB), onde elaborou mídias educativas e visitas monitoradas de diferentes escolas em São Paulo. Seus principais interesses acadêmicos são voltados para a formação de professores, desenvolvimento de currículos e coordenação escolar e comunicação de temas educacionais. Atualmente, estagia no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), atuando nas áreas de educação e comunicação, com foco na Cátedra de Educação Básica. Escreve sobre os eventos da Cátedra para o Blog e o site do IEA-USP. Participa de dois grupos de pesquisa: Currículo e a Escola das Infâncias, das Adolescências e da Juventude e Anos Finais do Ensino Fundamental, também pela Cátedra de Educação Básica


Voltar ao topo