Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

 

 

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), organiza a II Escola de Inverno que, este ano, traz o tema "Gestão dos Sistemas de Ensino da Educação Básica". A parceria vai oferecer, ao longo da última semana de julho, minicursos para gestores e professores da educação básica.

As atividades ocorrem entre 24 e 28 de julho, com minicuros diários no período da tarde, das 16h às 18h30min., e no período da noite, das 19h às 21h30min. [confira as atividades abaixo].

As atividades são independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais minicursos deseja assistir.

As atividades serão transmitidas pelo canal da Cátedra no Youtube.

Serão concedidos atestados de participação para cada minicurso. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão. Leia nosso guia de orientações clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO

 

Curadoria: José Fernandes Lima
 

24/07

16h - Minicurso - Características da Gestão EscolarJosé Fernandes de Lima e Luís Carlos de Menezes

Fala da importância da gestão educacional, mostra que a gestão educacional é mais complexa do que uma gestão administrativa comum, enumera os principais conceitos necessários para gestão educacional e mostra a estrutura da escola de inverno.​

19h - MinicursoGestão do Financiamento - César Callegari

Discute a Lei do Fundeb, explica o processo do Censo Escolar, fala sobre os financiamentos diretos às escolas e sobre os projetos de incentivos através de ICMS. 

25/07

16h - Minicurso - Organização da Educação Brasileira: das normas gerais a gestão local - Francisco Aparecido Cordão e Amin Aur

Discute as normas que orientam e regulamentam a educação brasileira, iniciando pela Constituição Federal, passando pela LDB, Lei do Fundeb, Lei do Piso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Leis Estaduais e Diretrizes Estaduais.

19h - Minicurso - Regime de Colaboração e Sistema Nacional de Educação - Nádia Fialho, Thereza Marcílio, Nelson Cardoso Amaral e Alexandro do Nascimento Santos

Discute a relação da Universidade com a Educação Básica e o papel da educação municipal no pacto federativo.

26/07

16h - Minicurso - Comunicação e Estabelecimento de Parcerias - José Fernandes Lima e Rosemary Soffner

 

Desenvolvimento da Educação – Discute a importância da divulgação do projeto de desenvolvimento da educação da rede de ensino no âmbito da comunidade escolar e da família. Fala sobre os mecanismos que podem ser utilizados para o estabelecimento de parcerias com outros órgãos públicos em prol da melhoria da educação. 

19h - Minicurso - Qualificação e Valorização de Pessoal - Bernardete Gatti

Discute as Diretrizes para formação de professores, as diretrizes para formação de diretores, a Lei do Piso Salarial e os planos de carreira do magistério.

27/07

16h - Minicurso - Plano de Desenvolvimento da Rede e da Escola - Maria Cecília da Motta

Discute como construir coletivamente um projeto de gestão, os elementos fundamentais para a realização de um diagnóstico inicial, orientações para o estabelecimento de metas e compatibilização com os planos estaduais e municipais.

19h - Minicurso - Convivência Escolar: Tempo e Espaço - Maria Tereza Perez Soares

Fala sobre a otimização do uso da infraestrutura e o uso de tecnologias que ampliam o espaço escolar. Fala sobre a convivência e a afirmação no espaço escolar e discute as habilidades necessárias para a gestão das demandas afirmativas.

28/07

16h - Minicurso - Qualidade da Educação no Brasil - Nilson José  Machado

Discute os princípios e valores definidores da educação de qualidade que se deseja para as escolas e para as redes de ensino. Aborda cinco lembretes e uma lembrança (As discretas propostas de hoje e o diagnóstico seminal de Anísio Teixeira)

19h - Minicurso - Etapas Educacionais e Organização Pedagógica - Lino de Macedo

Aborda os conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes, seus interesses e suas capacidades de aprender e as formas como esses conhecimentos devem ser considerados na organização das escolas.

Voltar ao topo