No dia 1º de agosto, a Cátedra Alfredo Bosi lançou a versão impressa do livro Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos, em uma mesa-redonda realizada no Centro MariAntonia da USP. A abertura da mesa foi feita por Bernardete Gatti , Naomar de Almeida Filho e Roseli Lopes. Os expositores foram os docentes Nílson José Machado, Lino de Macedo, Luís Carlos Menezes, Tathyana Gouvêa e Marcos Natali, que destacaram a importância da obra como uma compilação dos trabalhos realizados pela Cátedra desde sua fundação, em 2019. O evento integrou a programação paralela da exposição Alfredo Bosi: Entre a Crítica e a Utopia, em cartaz até o dia 25 de agosto.
Dividida em 26 artigos produzidos por 51 autores, a obra trabalha temas como formação docente, relação entre educação escolar e mundo do trabalho, competências nas teorias pedagógicas e nas normas educacionais e a presença de tecnologias da informação e de comunicação no campo da educação. Em seu encerramento, o livro destaca currículos escolares inovadores que indicam futuros panoramas para a educação brasileira. “A obra pensa uma renovação educacional a partir das perspectivas democráticas, tecnológicas e integrais, em que o ser humano é visto para além do seu cérebro”, declarou Gouvêa.
Ao abrir o lançamento, Roseli Lopes, diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP, destacou que o livro retoma pensamentos de Alfredo Bosi e impulsiona discussões e aprimoramentos na educação. O resgate da memória do ex-professor, crítico, historiador e principal mentor da Cátedra foi tema recorrente durante a mesa. “O espírito bosiano expresso no livro é um convite para que repensemos o futuro da educação, incluindo a juventude e a escola básica nas discussões”, reitera o docente Luís Carlos Menezes.
A mesa de lançamento foi uma realização da Cátedra, do IEA, do Centro MariAntonia e do Itaú Social. A versão digital da obra está disponível no Portal de Livros Abertos da USP. Os exemplares impressos podem ser retirados no Instituto de Estudos Avançados da USP (Rua Praça do Relógio, 109 - São Paulo, SP).
Autor: Mirela Costa