A palestra O Conceito de Metapresencialidade: Perspectivas na Educação Aberta Digital abriu as atividades do segundo semestre da Cátedra, no último dia 1. O evento, que ocorreu na Sala Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados da USP, foi aberto pela atual titular da Cátedra Bernadete Gatti e pelo docente Luís Carlos Menezes. Ao refletir sobre os conceitos de tecnologia, presença e realidade virtual e estendida, o professor convidado Naomar de Almeida Filho (UFBA) apontou os novos ambientes digitais como potenciais formadores de sujeitos críticos no mundo contemporâneo.
Embora a educação à distância e o emprego de tecnologias digitais no ambiente escolar tenha se intensificado após a pandemia de Covid-19, o professor destacou a necessidade de participação dos discentes em um espaço coletivo de aprendizagem para uma formação pedagógica eficiente. “Temos que reler a sigla ‘EAD’ como Educação Aberta e Digital, e não Educação à Distância. A educação só existe sem distância”, ressaltou Naomar.
O público acompanhou a palestra ao vivo pelo canal da Cátedra no Youtube. Para assistir à gravação na íntegra, acesse este link.
Autor: Mirela Costa