📆Data: 22/10
🕖Horário: 19h às 21h
🔗 Transmissão ao vivo: Canal YouTube da Cátedra
"O que queremos?" Este minicurso objetiva apresentar um breve panorama sobre a evolução do trabalho ao longo dos diferentes paradigmas econômicos e sociais, destacando as transformações das competências exigidas para a inserção dos profissionais no mundo do trabalho.
A partir da conceituação e organização do trabalho na sociedade industrial, marcada pelo taylorismo e pela padronização das funções, passamos para a sociedade pós-industrial, no qual o trabalho se torna cada vez mais intelectualizado e colaborativo.
No paradigma atual do trabalho, ou na crise deste paradigma, temos um cenário caracterizado por novos aspectos. A ideia é discutir a importância das novas competências profissionais para um mundo do trabalho em constante transformação, assim como refletir sobre a Preparação para o Trabalho na Educação Básica.
No novo e atual paradigma, observa-se a emergência da Industria 4.0, do teletrabalho, do trabalho nas plataformas digitais, da uberização, da Inteligência Artificial, bem como de novas ocupações e profissões que exigem um repensar da formação profissional para responder a novos desafios, por exemplo, ligados aos cuidados com as pessoas e suas necessidades, animais domésticos e meio ambiente.
A nova era contará com trabalhos em rede, trabalhos gratuitos, BIG DATA, machine learning, colaboração homem/máquina etc., que trazem aumento de produtividade, mas, também, efeitos adversos como intensificação do ritmo de trabalho, desqualificação profissional, precarização, formas não dignas de trabalho e ampliação de desigualdade social.
A preparação para esse novo paradigma do mundo do trabalho necessita que os trabalhadores, nas mais diversas ocupações e profissões, desenvolvam multiletramentos, inclusive o digital, com a constituição de novas competências profissionais, que exigem a capacidade de continuamente mobilizar, articular e integram e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções, o que supõe, por seu lado, nova organização da escola, bem como novas estratégias que considerem, também, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando “ao pleno desenvolvimento das pessoas, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho”(Art. 205 da Constituição Federal do Brasil)
Autor: Letícia Campos Graciani