Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

Colóquios 2023

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP continuará oferecendo em 2022 atividades virtuais e gratuitas para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área.

 

O "Colóquio", segundo nossa equipe docente, tem como objetivo avaliar o estado-da-arte de assunto prioritário, política, medida ou proposta para a Educação, com experts, dirigentes, financiadores, formuladores, da USP e de outras instituições.


Os Colóquios são independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais deseja assistir (confira datas e horários abaixo). A transmissão é pelo canal da Cátedra no YouTube, e neste caso não é preciso se inscrever para assistir; alguns Colóquios possibilitam a participação pelo Zoom, e neste caso estará indicado como fazer a inscrição.

Serão concedidos atestados de participação para cada Colóquio. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão. Leia nosso guia de orientações clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO

A Paixão da Ignorância

15 de março, 9h às 21h

Queremos discutir as funções dos afetos na educação no contexto social de seu atravessamento por três grandes matrizes: amor, ódio e ignorância. Examinaremos a expressão douta ignorância proposta pelo filósofo Nicolau de Cusa e desdobrada pelo psicanalista Jaques Lacan para designar uma relação específica entre saber e desejar. Discutiremos o paradigma do conhecimento em confronto com o reconhecimento na educação e na teoria política contemporânea. Examinaremos o impacto desta noção sobre as relações entre poder e autoridade, bem como na disposição ética diante da ignorância, de si e do outro. Concluímos pelo reexame das noções de pós-verdade e fabricação digital de consensos, levando em conta o duplo sentido da noção de paixão da ignorância.

Expositor

Christian Ingo Lenz Dunker (IP/USP)

Curadoria

Lino de Macedo (IP e Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica-IEA/USP)

Debatedores

Maria Eliza Mattosinho Bernardes (EACH/USP)

Fabiana de Lima (UFBA)

Leandro Gaffo (UFSB e Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica-IEA/USP)

Nilson José Machado (FE e Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica-IEA/USP)

O Colóquio será na Sala Alfredo Bosi, no IEA/USP, e tem o formato metapresencial integrado. Os interessados vão poder participar presencialmente ou acompanhar em transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra.

 

Para participação presencial é necessário inscrição (limite de vagas: 40 inscritos).

Quem acompanhar on-line, na oportunidade poderá preencher o formulário para receber certificado. Transmissão no canal YouTube da Cátedra. Não é necessário se inscrever.

 

 

 

Em breve mais informações sobre outros Colóquios.


 

Voltar ao topo